05/2010 – Projeto Souza Lima Internacional realiza curso de Música Brasileira em escolas da Espanha e França, visita a Musikmesse na Alemanha e participa da direção da IASJ – Europa |
455
post-template-default,single,single-post,postid-455,single-format-standard,edgt-core-1.4,ajax_fade,page_not_loaded,,vigor-ver-3.2, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive
 

05/2010 – Projeto Souza Lima Internacional realiza curso de Música Brasileira em escolas da Espanha e França, visita a Musikmesse na Alemanha e participa da direção da IASJ – Europa

05/2010 – Projeto Souza Lima Internacional realiza curso de Música Brasileira em escolas da Espanha e França, visita a Musikmesse na Alemanha e participa da direção da IASJ – Europa

Projeto Souza Lima Internacional realiza curso de Música Brasileira em escolas da Espanha e França, visita a Musikmesse na Alemanha e participa da direção da IASJ – Europa

Os convênios e as ações internacionais realizadas pelo Souza Lima Ensino de Música têm como objetivo fomentar o intercâmbio de alunos e professores dando-lhes a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos através da troca de informação e experiência com alunos e professores estrangeiros.

 

 

O ano de 2010 tem sido muito produtivo para o Souza Lima no âmbito internacional. Vários projetos iniciados em anos anteriores estão sendo realizados e concretizados. Dentre eles, podemos destacar o convite oficial da International Association of School of JazzIASJ – ao diretor, o Prof. Antonio Mário Cunha, para assumir uma cadeira na diretoria desta associação. Em razão de outros compromissos, Antonio Mário indicou o vice-diretor e coordenador pedagógico Lupa Santiago para representá-lo, por um prazo mínimo de cinco anos.

A IASJ faz um encontro anual – realizado a cada edição em paises diferentes – com a participação de alunos, professores e diretores de escolas de jazz de 30 países. Em 2011, o Souza Lima vai sediar o encontro, que acontecerá pela primeira vez na América Latina. Um momento histórico para a comunidade latino-americana, que muito vem colaborando para o desenvolvimento e expansão do jazz através da contribuição musical peculiar de cada um dos seus países.

Outro evento importante ocorrido em 2010 foi a turnê europeia feita pelos representantes do Souza Lima. Os professores Sizão Machado (baixo), Lupa Santiago (guitarra), Marcelo Coelho (saxofone) e o diretor Antonio Mário Cunha visitaram as escolas Conservatori Superior Liceu, em Barcelona (ESP), e a escola Centre Des Musiques Didier Lockwood, em Dammarie Les Lys (FRA). Foram várias as atividades realizadas em cada uma delas. Dentre elas, a cooperação institucional voltada para o intercâmbio de alunos. Logo, em pouco tempo os estudantes da Faculdade Internacional Souza Lima terão mais estas duas opções de estudo no exterior.

 

No Conservatori Superior Liceu, o professor Marcelo falou sobre a aplicação das linhas rítmicas para composição e improvisação, enquanto Lupa dissertou sobre improvisação moderna e Sizão sobre a evolução da música brasileira. O diretor Mário Cunha e a diretora geral do conservatório, Maria Serrat, definiram os principais tópicos referentes ao acordo institucional entre ambas as escolas. Ao final, o evento foi encerrado com um concerto de Sizão, Lupa e Iñaki Sandoval, pianista e coordenador pedagógico do conservatório.

Da Espanha os professores seguiram para a França, enquanto Mário partiu para a Alemanha visitar a Musikmesse, a maior feira de música do mundo, realizada em Frankfurt. Evento internacional com grande movimentação de fabricantes, importadores e exportadores de instrumentos musicais, acessórios, sonorização, iluminação, editoras, produtores do show business e muitos outros articuladores e colaboradores que trabalham no mercado da música.

Em especial, Mário visitou o estande da Advance Music, parceira da Editora Souza Lima, que neste ano vai lançar no mercado internacional todos os títulos publicados no Brasil pelo Souza Lima, em quatro idiomas diferentes. Mário também visitou e fechou parcerias com as marcas Laney, Yamaha, Roland, Peavy, além de contatos importantes com produtores e editores de revistas especializadas, dentre elas a  Top Press de Portugal, ATN  do Japão, Bebyne Productions da Espanha, Bring Music da Inglaterra, Hering e Musical Escala do Brasil.

Na Centre Des Musiques Didier Lockwood, os professores deram uma semana de workshop sobre música brasileira ministrando aulas de instrumento, ensembles e sua história. Sizão e Lupa também fizeram um concerto com os músicos e professores Andre Charlier (bateria) e Benoit Vanderstraeten (piano). Ao final da semana, Mário chegou à França para uma reunião com o violinista e diretor Didier Lockwood e com a coordenadora geral da escola, Chantal Charlier, para confirmar futuros projetos, dentre eles, o acordo institucional entre ambas.

A turnê europeia também serviu para avaliar o projeto “Brazilian Workshop”, que há muito vinha sendo aprimorado e adequado para ser ministrado em instituições estrangeiras. O sucesso do projeto comprovou a qualidade da proposta. O “Brazilian Workshop” está sendo reformulado para ser apresentado durante o 1º Congresso da JEN – Jazz Educators Network – que será realizado no final de maio. Marcelo Coelho será o representante do Souza Lima neste evento.

A oportunidade de estudar em outro país traz benefícios inquestionáveis ao estudante e não serve apenas para aumentar o seu conhecimento sobre música, como também amplia a sua formação cultural. A principal meta do Souza Lima é fazer com que todos os seus estudantes alcancem sucesso profissional e, para isso, tem investido em conteúdo e material humano no intuito de ampliar cada vez mais as oportunidades de acesso à informação. Os acordos institucionais com escolas estrangeiras – entre outros projetos internacionais – fazem parte do programa de qualidade que o Souza Lima vem desenvolvendo, no intuito de oferecer o que há de melhor na formação para os seus alunos.

Texto: Marcelo Coelho
Edição: Vinicius Mariano