09/2009 Brasil de Todos os Povos – Destaques e Personalidades |
471
post-template-default,single,single-post,postid-471,single-format-standard,edgt-core-1.4,ajax_fade,page_not_loaded,,vigor-ver-3.2, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive
 

09/2009 Brasil de Todos os Povos – Destaques e Personalidades

09/2009 Brasil de Todos os Povos – Destaques e Personalidades

Antônio Mário da Silva Cunha
Músico, Professor, Comendador, Palestrante e Diretor

Ao apresentar instituições que formam a grandeza do nosso país, nossa obra sempre o faz sempre com o intuito de homenagear aqueles que se encontram à frente das mesmas, lutando sempre em prol do desenvolvimento.

Por este motivo focalizamos a pessoa de Antonio Mário da Silva Cunha, Diretor do Conservatório Musical Souza Lima e da Faculdade Internacional de Música Souza Lima & Berklee, um dos grandes responsáveis pela formação de jovens talentos e pelo crescimento da instituição de ensino que dirige.

Natural de São Paulo, foi nadador federado pelos Clubes Aquático do Bosque, E.C. Corinthians e E C. Pinheiros competindo em piscina, rio, represa e mar aberto, obteve diversas premiações e foi campeão paulista. Após isso, iniciou seus estudos musicais formando-se em Acordeon, Piano e Órgão Eletrônico. Formou-se em Licenciatura Plena em Educação Artística e Bacharelado em Piano e Órgão Eletrônico pela Faculdade Marcelo Tupinambá.

Participou de vários concursos pianísticos e organísticos, onde sempre se destacou, obtendo os primeiros lugares, dos quais podemos citar: Concurso de Piano Alfredo Messina, Concurso de Piano Pe. José Maurício, Concurso de Piano Lins de Vasconcelos, Concurso de Piano Lourdes França, Concurso de Órgão Eletrônico Annita Salles e Concurso Yamaha do Brasil.

Como concertista apresentou-se em vários auditórios de São Paulo e do interior, tais como: Teatro Municipal de Cubatão, Prefeitura Municipal de Tietê, Museu de Imagem e Som (MIS), Museu de Arte de São Paulo (MASP), Clube Athlético Paulistano, Paço Municipal de São Bernardo do Campo e outros.

Obteve várias premiações culturais, tais como: Medalha Governo do Estado de São Paulo, Medalha Ana Néri, Medalha Marcelo Tupinambá, Medalha Cultura Carlos Gomes e inúmeras comendas por préstimos artísticos musicais, entre elas: Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, Ordem do Mérito Santa Àgata, Sociedade Brasileira de Educação e Integração e detém a patente de Tenente de Infantaria, oficial do Exército Brasileiro – CPOR 78 onde atuou como regente dos hinos das Armas e apresentações em eventos culturais e militares.

Participa de várias Associações, entre elas GPOA (Grupo de Pesquisa Organística Annita Salles), ASPAM (Associação Paulista de Musicoterapia), International Piano Duo Association do Japão, ASPEVI, IASJ (Associação Internacional de Escolas de Jazz), IAJE (Associação Internacional de Educadores de Jazz) e outras. Participou ativamente das áreas: teatral, canto-coral e regência; sempre é convidado a participar de bancas julgadoras de concursos, festivais, debates e realizar palestras sobre o ensino da Música dentro da atual globalização do ensino.

Desde 1981, ano em que adquiriu o Conservatório, é Diretor, onde ministrou aulas de piano, órgão eletrônico, teoria e Coral, obteve em 1986 a aquisição da sede própria do Souza Lima Jardins através da CEF – FAS – com o apoio do então Ministro da Educação Marco Maciel e de seus assessores Joseph Arthur Lionel Lamy e Jofre Chaves.

Dedica-se à direção, administração, marketing e produção do SL, realiza várias entrevistas em programas de TV, rádio, e ainda participa de diversas matérias para revistas especializadas e jornais, entre eles o “No Tom” direcionada às escolas de música, sobre eventos e ensino musical, bem como seu nome consta em vários livros, entre eles Pinceladas Líricas, de Annita Salles, Revivendo Taubaté – 3 vol. do Músico, Compositor e Folclorista Yves Rudner Schmidt e História da Música no Brasil de Vasco Mariz.

Organiza e coordena: Concursos Nacionais, Cursos de Extensão Cultural, Encontros Musicais, Recitais, Festivais e criou diversos Projetos: Som no Souza, Série Pró, Série Total, Rock Total, Total Guitar, Total Bass, Jazz Total e outros na área do ensino musical, shows de alunos em feiras de instrumentos musicais e workshops com músicos de renome nacionais e internacionais do erudito e popular.

Já realizou inúmeros projetos pioneiros, como: “Show Total, seu magazine cultural na TV” com, mais de 140 programas, com gravações ao vivo, além de promover por mais de 17 anos os Concursos de piano e violão Souza Lima, com o apoio do professor de piano Antonio Bezzan e recentemente da professora Marisa Lacorte e de violão o professor Henrique Pinto, evento importante na carreira dos músicos de todo o Brasil e com relevantes prêmios tais como: Concerto no Masp, Concerto no Mube, Tour Cultural pelos EUA, Instrumentos, Gravações em estúdio e outros.

Iniciou o Projeto Bolsas de Estudos para a Berklee College of Music e para o Souza Lima, oferecendo aos músicos talentosos a possibilidade de estudar e crescer profissionalmente, além de desenvolver o projeto SL Ação Social, que leva música a todos de maneira itinerante gratuita e com doações realizadas através dos eventos promovidos.

Em 1998, o Conservatório Musical Souza Lima realizou um convênio com o Conservatório Tchaikovsky, Moscou (Rússia). No mesmo ano, também passou a representar a Berklee College of Music no Brasil num convênio exclusivo. Têm representado o Brasil em Congressos de música nacionais e internacionais, bem como realizado eventos junto a consulados brasileiros no exterior. No Brasil é parceiro cultural do Consulado Geral dos EUA em São Paulo, Consulado da Austrália e outros.

Criou em 2001, a Galeria Souza Lima instrumental e fotográfica que tem a missão de valorizar e eternizar os grandes músicos brasileiros, e também divulgar a coleção do colecionador Miguel Salles, de instrumentos e objetos de músicos famosos e antigos, expondo na Expomusic anualmente e permanentemente no Souza Lima Jardins.

Em 2002, inaugurou o Souza Lima Alphaville. Escola equipada com instrumentos de última geração e estrutura privilegiada valoriza a marca que criou e inclusive a mesma acaba de adquirir sede própria. O SL Alphaville tem também realizado inúmeros eventos com alunos na região, destacando-se shows na TV Alphaville, na escola de inglês Cel Lep, no Teatro Municipal de Barueri, etc.

Em 28 de outubro de 2003, a Berklee College of Music de Boston, EUA, a maior faculdade de música popular do mundo outorgou ao diretor do Conservatório Souza Lima, Prof. Antonio Mário da Silva Cunha, o poder e a autorização de criar a 1º Faculdade de Música Internacional do Brasil, através da sua conquista e de valiosos préstimos educacionais da sua Direção, sendo distintamente uma vitória pelo seu desenvolvimento pessoal, profissional e da sua Escola.

Em tempo recorde, a Faculdade Internacional Souza Lima & Berklee foi autorizada e reconhecida pela Faculdade Americana Berklee College of Music, no processo americano de transferência de créditos e pelos diretores Larry Monroe, Greg Badolato, vice-presidente Gary Burton e o presidente Mr. Lee Berk, portanto, passa a ser o único e exclusivo curso oficial da Berklee, no Brasil, bem como a sua representação que já acontecia anteriormente com excelentes resultados, apoiando músicos brasileiros e desenvolvendo intercâmbio musical entre o Brasil e Eua.

Em 2007, inaugurou mais uma nova unidade, em Moema, com doze salas de aula, estúdio e laboratório para test-drive musical, voltada para o curso livre, ministrando aulas de todos os instrumentos.

Em 2008, promoveu a realização do 1º Souza Lima International Jazz & Brazilian Music Camp com o patrocínio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, onde vieram importantes nomes do jazz internacional.

Entre junho e julho deste mesmo ano, representou o Brasil no encontro das escolas do BiN (Berklee International Network), em Freiburg, Alemanha, onde estavam presentes todas as escolas conveniadas com a Berklee College of Music. Também atuou no Congresso da International Association Educadores do Jazz mundial (IASJ) em Riga, Letônia.

Ainda em 2008, foi lançada a Editora Souza Lima, onde serão publicados livros voltados ao ensino musical, tendo como primeiros títulos: “Técnicas de baixo elétrico na música brasileira”, de Gilberto de Syllos; “Improvisação Moderna – Volume I”, de Lupa Santiago; “Interpretação melódica para bateria”, de Carlos Ezequiel; a série de long-play com temas brasileiros e outros títulos. Estes serão editados em cinco idiomas e publicados em vários lugares do mundo através da editora alemã Advance Music.

O Conservatório Musical Souza Lima, até o momento, realizou mais de 3.300 eventos musicais no SL Music Hall – Sala Souza Lima, todos sob sua coordenação geral. Além disso, realiza diversos eventos externos com os alunos do SL junto a Prefeitura Municipal de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Cascavel, Paraná, shows em clubes, bares, escolas, feiras de música, etc.

Entre títulos, condecorações e honrarias, Antônio Mário da Silva Cunha recebeu da Ordem Militaris et Hospitalaris Sancti Lázari Jerusalém, a Comenda da Ordem de São Lázaro. Também recebeu a Homenagem ao Maestro Souza Lima, Maestro Camargo Guarnieri e Maestro Eleazar de Carvalho. Recebeu Menção Honrosa de Personalidade Artística e Cultural, da Academia Brasileira de Arte e Cultura, Título de Conselheiro da mesma Academia e Medalha de Mérito Profissional da Música.

Foi agraciado com a Comenda Miguel de Cervantes Savadeira, Votos de Louvor pela qualidade de Ensino da Música, Diploma de Benemérito (Câmara Municipal de São Paulo) e o troféu de Reconhecimento quando alcançou a marca de 2.500 eventos realizados pelo Souza Lima Music Hall, da Faculdade Norte-Americana Berklee College of Music de Boston, EUA.

O Conservatório Musical Souza Lima além de ensino de música também é um importante disseminador através da SL Revista Eletrônica (www.slrevistaeletronica.com.br), onde são publicadas matérias, artigos, notícias do meio musical, entrevistas e muito mais. Com o mesmo intuito, o Diretor Antonio Mário criou o Show Total – Souza Lima na TV, em que são transmitidos shows no SL Music Hall e matérias relativas ao mundo musical.

A mais recente parceria do Souza Lima é com o jornalista e produtor Toninho Spessoto, onde o Programa Papo de Músico é gravado no SL Music Hall e transmitido pela USP FM com entrevistas e pocket-shows, em que já participaram grandes nomes da música brasileira, como Eduardo Gudin, Tavito, Filó Machado, Consuelo de Paula e entre outros.

Conservatório Musical Souza Lima e
Faculdade Internacional de Música Souza Lima & Berklee

O Conservatório Musical Souza Lima é uma das mais conceituadas instituições de ensino musical do país e oferece cursos livre e técnico erudito e popular, intensivos e semi-intensivos do nível básico ao avançado em todos os instrumentos, canto e cursos de áudio. A 1º Faculdade Internacional de Música do Brasil se destaca no meio acadêmico pelo seu dinamismo didático e eclético, revelando assim a excelência do talento dos músicos brasileiros e abre novas perspectivas para o futuro, através do nosso Curso e das audições para Bolsas de Estudos internacionais.

O Souza Lima Jardins mantém Infra-estrutura de primeiro mundo, laboratórios de última geração, estúdios de gravação, videoteca, biblioteca, livros didáticos próprios e Professores de alto nível técnico e pedagógico com formação no Brasil e no exterior, com destacadas carreiras nacionais e internacionais. Além disso, mantém o departamento Republica Office, após quatro anos de experiência recebendo alunos de todo o Brasil e do exterior, sendo este mais um diferencial oferecido ao aluno com potencial profissional.

Quanto a Administração e o Corpo Administrativo, a condução do Diretor Antonio Mário da Silva Cunha, de sua esposa Cristiane Casagrande Cunha e do vice-diretor Lupa Santiago, é o de dirigir sua Empresa com eficiência, porém com transparência, respeito e em especial ao relacionamento muito humano, um exemplo disso é ter funcionários há 8, 12, 18 e 25 anos trabalhando na Escola que vestem a camisa da empresa, e aprendem música como incentivo. Conservatório tem como patrono o maestro e pianista João de Souza Lima (1898 – 1982), distinto músico, arranjador e compositor brasileiro reconhecido em todo o mundo.

O Maestro Souza Lima, Patrono da Escola, nasceu na cidade de São Paulo, aos 21 de Março de 1898, iniciando seus estudos musicais aos quatro anos de idade. Aos 16 anos executava vários concertos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Residiu em Paris e apresentou-se em recitais nas salas de concertos de quase todas as capitais européias, no Norte da África (Tunísia, Argélia, Marrocos), Argentina, Uruguai e o Brasil, desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul. Sua vida é repleta de grandes realizações, onde vale ressaltar que organizou os festivais comemorativos da Semana da Arte Moderna de 1922, além da realização do Grande Prêmio destinado à composição de obra sinfônica comemorativa do Sesquicentenário de São Paulo. O Príncipe dos pianistas brasileiros faleceu no dia 28 de Novembro de 1982, aos 84 anos.

O Souza Lima Conservatório Musical, Faculdade Internacional Souza Lima & Berklee e Produções, prestará hoje e sempre homenagens ao Maestro Souza Lima. Conheça mais no site: www.souzalima.com.br e visite a coluna do diretor, através do link http://www.souzalima.com.br/coluna_diretor/colunadodiretor.html.

“Agradeço a meus pais Mário e Fernanda Cunha, e em especial à minha esposa Cristiane, aos meus filhos Milena e Lucas, ao Lionel Lamy e Maria Pia e aos meus amigos pela benção e carinho recebido, pois todo esse amor se transforma em energia vital para que eu viva o dia a dia em plenitude.”

Solicitamos sua especial gentileza em fazer as devidas correções e nos devolver com a máxima brevidade, para que seja feito o texto final.

São Paulo, Setembro de 2008

De acordo para publicação

________________________
Antônio Mário da Silva Cunha