Mario Cunha, Músico, Professor, Comendador, Palestrante e Diretor | Projetos
55
page-template-default,page,page-id-55,edgt-core-1.2,ajax_fade,page_not_loaded,,vigor-ver-1.12, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Projetos

O diretor do Conservatório Souza Lima, Antonio Mário Cunha, criou o Departamento de Projetos Souza Lima, em que são realizados diversos trabalhos, sendo alguns viabilizados com patrocínios e apoios culturais. Segue logo abaixo, uma lista com alguns dos principais projetos realizados e em andamento:

Souza Lima Jardins:

O Souza Lima Ensino de Música é uma das mais conceituadas instituições de ensino musical do país. O Conservatório oferece cursos intensivos e semi-intensivos, do nível básico ao avançado, em todos os instrumentos e em canto.

A matriz, localizada no Jardins, possui uma infraestrutura de primeiro mundo e conta com laboratórios de última geração, estúdios de gravação, videoteca, biblioteca e livros didáticos próprios, além de professores de alto nível técnico e pedagógico com formação no exterior e destacadas carreiras nacionais e internacionais.

Missão
Proporcionar serviços na área musical com alicerce na competência, tecnologia, humanização e valorização do ensino de música, superando as expectativas dos alunos.

Visão
Ser reconhecida nacional e internacionalmente como instituição de referência na área de educação musical.

Endereço:
Rua José Maria Lisboa, 745 – Jardins – SP/SP
Fone: (11) 3884-9149
E-mail: souzalima@souzalima.com.br
Site: www.souzalima.com.br/

Souza Lima Alphaville:

A unidade de Alphaville foi inaugurada em agosto de 2002 e surgiu para suprir a carência de bons cursos de música nesta importante região.

A unidade oferece aos alunos cursos de todos os instrumentos, bem como técnicas vocais e matérias complementares, do nível básico ao avançado. São cursos livres e não possuem limite de idade.

O Conservatório trabalha também com aulas individuais, em duplas, quinzenais e ainda disponibiliza um curso VIP no qual o professor vai até o aluno.

Com metodologia personalizada disponibiliza, também, instrumentos e salas para estudo.

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira das 9h às 22h20 e no sábado das 9h às 16h30.

Endereço:
Praça Vitória Régia, 86 – Centro Comercial Alphaville – Alphaville/SP
Fone: (11) 4195-6348
E-mail: alphaville@souzalima.com.br
Site: www.souzalima.com.br

 

 

Souza Lima Moema:A unidade de Moema foi inaugurada em maio de 2007.

A filial, que conta com cerca de doze salas de aula, estúdios e laboratórios para teste drive musical, é voltada para o curso livre ministrando aulas de todos os instrumentos com o mesmo padrão de qualidade habitual do Souza Lima. A unidade dispõe de aulas teóricas em grupo e com o Curso SL Kids, com equipamentos Jog Music, coordenação especial e espaço infantil personalizado.

Esta unidade é mais um resultado da responsabilidade da marca Souza Lima, que trabalha em prol da qualidade do ensino musical no país. Um crescimento que se fez necessário ao longo dos anos”, observa o diretor Antônio Mário Cunha.

Endereço:
Avenida Miruna, 190 – Moema – São Paulo/SP
Fone: (11) 5093-9144
E-mail: souzalima@souzalima.com.br
Site: www.souzalima.com.br

 

 

Clique aqui e confira as fotos do eventoSouza Lima 30 Anos

Confira aqui e confira o site do Souza Lima

 

 

Clique aqui e confira as fotos do evento

Projeto Estúdio SL 20 Horas

Confira aqui e confira o site do Núcleo de Percussão Souza Lima e Estúdio SL 20 Horas

 

 

Clique aqui e confira as fotos do evento

Núcleo de Percussão Souza Lima

Confira aqui e confira o site do Núcleo de Percussão Souza Lima

 

 

1º Congresso Latino-Americano de Escolas de Música:O Congresso Latino-Americano de Escolas de Música, projeto idealizado pelo diretor e presidente do Souza Lima Ensino de Música, o professor Antonio Mário Cunha, aconteceu entre os dias 27 a 30 de abril, na unidade Jardins do Conservatório. O evento teve como seu objetivo principal reunir os diretores compromissados com a educação musical de qualidade na América Latina. Pretende-se criar, a partir deste congresso, um network entre as escolas para a troca de informações acadêmicas, pedagógicas e administrativas, além da oportunidade de intercâmbios e produções de eventos, contribuindo desta forma para a formação de uma comunidade musical em toda a América Latina.

Site: www.souzalima.com.br/claem/

 

SL Rádio Web: Programação 24h tocando música de qualidade e programas especiais voltados a composições de alunos, professores e entrevistas, com destaque para o programa “Além da Visão”, que traz entrevistas com músicos portadores de deficiência visual.

 

 

SL Bass Team: Compilação seleta de músicos e professores do quadro de profissionais do Souza Lima Ensino de Música. Este volume, com o nome já sugere, dá ênfase aos professores de contrabaixo e reúne nove composições próprias assinadas por alguns dos maiores nomes do instrumento como Sizão Machado, Gilberto de Syllos, Ximba Uchyama, Guto Brambilla e Luís Fernando Neto, incluindo ainda a participação dos professores Carlos Ezequiel, Fernando Baggio e Bob Wyatt (bateria), Lupa Santiago e Walter Nery (guitarra), Gustavo D’Amico e Vítor Alcântara (sax), além de outros grandes músicos que completam o time selecionado para cada faixa em especial.

 

SL Guitar Team:Segunda compilação da série SL Team, agora com um volume totalmente dedicado aos professores de guitarra. Reúne nove composições assinadas por alguns dos maiores guitarristas do Brasil – a maioria de reconhecimento internacional – como Edu Ardanuy, Michel Leme, Ciro Visconti, Lupa Santiago, Vandré Nascimento, Pollaco, Douglas Fonseca, Jarbas Barbosa e Pedro Ramos, incluindo a participação de músicos do gabarito de Sizão Machado (baixo acústico), Bob Wyatt (bateria), Naylor Azevêdo “Proveta” (clarinete e clavone) e Zuzo Moussawer (baixo), entre outros nomes.

 

Show Total:Desde 2005, há o Show Total com 132 programas gravados. O programa de televisão é gravado no SL Music Hall, que tem entrevistas e shows com transmissão nos canais 9 da Net Digital, 72 da TVA, 186 TV Digital, Canal 96 da Vivax e pela internet.

 

Orquestra de Guitarras Souza Lima:A Orquestra de Guitarra Souza Lima é uma das pioneiras do gênero no Brasil. Ela consiste na execução de música erudita de autores brasileiros e estrangeiros através de guitarras elétricas. Ela é regida pelo professor e maestro Ciro Visconti. Os integrantes da orquestra são alunos de guitarra e contrabaixo do Conservatório Souza Lima.

 

Biblioteca Braile de Incentivo ao Estudo da Musicografia:Manutenção do acervo de Paula França voltado exclusivamente aos estudantes de música portadores de deficiência visual com o principal intuito de promover a inclusão social deles de forma eficaz e democrática, já que a consulta a estes livros é inteiramente gratuita.

 

Orquestra de Violões Souza Lima:A Orquestra de Violões Souza Lima existe há sete anos e foi idealizada pelo professor Luís Stelzer, baseada em suas experiências anteriores em faculdades de música. É formada por alunos do Conservatório e músicos convidados.

 

Bass Style:Seis baixistas da melhor safra fizeram workshow gratuito no Souza Lima: Sandro Haick, Ximba Uchyama, Jorge Pescara, Adriano Gifoni, Gilberto de Syllos e Felipe Andreoli. Além de tocar, abordaram temas relativos a seus instrumentos como seqüências harmônicas, acordes, dedilhado, palhetada, captadores, amplificadores, técnicas de estúdio e de palco.

 

Guitar Style:Nove guitarristas de três estilos diferentes. No primeiro dia, rock: Andreas Kisser, Kiko Loureiro e Edu Ardanuy. No segundo dia, blues: André Christovam, Marcos Ottaviano e Nuno Mindellis. Terceiro dia, jazz: Lupa Santiago, Michel Leme e Nelson Faria. Este evento foi realizado no SL Music Hall em parceria com a editora HMP.

 

Drum Style:Show realizado em dois dias com a presença de cinco grandes bateristas: Ivan Busic, Maurício Leite, Dinho Gonçalves, Tio Magno e Bob Wyatt no SL Music Hall em parceria com a editora HMP.

 

 

Pro Signature:Grandes músicos de diversos estilos realizam o Pro Signature, que consiste em um curso com seis horas de duração. Já participaram deste projeto nomes, como: Kiko Loureiro, Aquiles Priester e Nelson Faria.

 

 

SLCE Nacional (Souza Lima Convênio Escola):O Conservatório Souza Lima tem a missão educacional de ampliar e aprimorar o ensino musical no país, acreditando que com as escolas conveniadas do SLCE o número de estudantes venha a crescer e, principalmente, o nível de aprendizado seja melhor a cada dia e que todas as ações privilegiem o estudo e consciência necessária a todos os profissionais envolvidos.

 

SLCE Paulista:
Realização de convênios com escolas de música do estado de São Paulo. Assim, os estudantes do interior paulista podem se preparar para entrarem na Faculdade Souza Lima & Berklee.

 

SLCE Internacional:Realização de convênios com escolas de música fora do país, além das escolas do BIN. Com este projeto, o objetivo é aumentar o acesso de mais pessoas a um ensino musical de qualidade.

 

SL Revista Eletrônica:Tem como principal objetivo informar e apresentar aos músicos, estudantes e amantes da música, novidades do mercado, além de matérias exclusivas com grandes ícones da área e também, fornecer espaço na mídia àqueles que possuem um bom trabalho, porém, sem o devido reconhecimento.

 

SL Ação Social:Tem como objetivo levar música ao vivo às creches e comunidades carentes de São Paulo e região uma vez ao mês, totalmente sem ônus para a entidade bonificada, levando música de qualidade e alegria para crianças e jovens necessitados.

 

 

Editora Souza Lima:criada em 2008 por Antonio Mário da Silva Cunha, por meio do Conservatório Musical Souza Lima, a Editora Souza Lima tem como principal missão ajudar no desenvolvimento da sistematização do ensino musical no Brasil, com alto nível técnico e didático. Atualmente a Editora conta com nove livros, disponíveis em cinco idiomas e distribuídos internacionalmente pela editora alemã Advance Music. Os autores são mestres, doutores, músicos renomados com carreiras nacionais e internacionais e professores reconhecidos no meio acadêmico e profissional. Os livros publicados são utilizados no Conservatório e na Faculdade Souza Lima & Berklee, que é fruto da parceria entre o Souza Lima e a Berklee College of Music de Boston (EUA), desde 1998.

 

 

Conheça um pouco mais sobre cada livro:

Samba Jazz:Elaborado pelo trompetista e professor Daniel D’ Alcântara e pelo pianista, acordeonista, compositor e professor Guilherme Ribeiro. Possui exemplos típicos dos diversos rítmicos e estilos da música popular brasileira em 76 páginas.

 

 

 

 

Música Brasileira em Métricas Ímpares:Elaborado pelo baterista, professor e compositor Carlos Ezequiel e pelo guitarrista, professor, compositor e coordenador pedagógico do Souza Lima, Lupa Santiago. O foco deste trabalho é a linguagem da música instrumental feita atualmente no Brasil, calcada em elementos modernos de improvisação. Possui 64 páginas.

 

 

 

Baião & + Ritmos Nordestinos:Elaborado pelo baterista, professor e compositor Carlos Ezequiel, pelo pianista Guilherme Ribeiro e pelo baixista, compositor e professor Gilberto de Syllos. Cobre um amplo repertório de ritmos nordestinos em um contexto musical da atualidade, demonstrando como estes estilos foram incorporados à música brasileira moderna. Possui 75 páginas.

 

 

 

Jazz-Harmonia e Walking Bass para Contrabaixo Vol. I:Elaborado pelo baixista, compositor e professor, Zéli Silva. O livro aborda questões essenciais para contrabaixistas incluindo a prática e o conhecimento. Traz informações da harmonia da música tonal, o baixo e suas funções sob o ângulo do jazz. Os exemplos musicais estão gravados com o baixo acústico pela tradição e característica na linguagem do jazz, mas o método é tanto para o baixo acústico quanto para o elétrico. O conteúdo deste 1º volume inclui arpejos e estudos com tríades e tétrades, campos harmônicos, as progressões harmônicas mais comuns, modos, estudos intervalares, o “Walking Bass” e suas técnicas de raciocínio harmônico, características e variações rítmicas da condução desdobrada (“half time”), dominantes substitutos e secundários. Possui 72 páginas

 

 

Contraponto Tonal a Duas Vozes:Elaborado pelo pianista Guilherme Ribeiro. Baseado nos estudos de Johann Joseph Fux, este livro introduz os conceitos básicos da construção melódica através do estudo do contraponto tonal a duas vozes. Possui 49 páginas.

 

 

 

 

Técnicas para Baixo Elétrico na Música Brasileira:

Depois do celebrado “Bateria e Contrabaixo na Música Popular Brasileira” (Ed. Lumiar/2003), Gilberto de Syllos nos mostra em seu novo livro uma audaciosa abordagem para técnicas desenvolvidas em baixos de quatro, cinco e seis cordas, como slap (slap Gilbert), tapping, dead notes e acordes. Com exercícios desenvolvidos a partir de ritmos e estilos da música popular brasileira, o livro é acompanhado de um Play Along para duetos e trios de contrabaixo elétrico.

 

 

 

Improvisação Moderna Volume I:Elaborado pelo guitarrista, professor, compositor e coordenador pedagógico do Souza Lima, Lupa Santiago. Método rico em conteúdo e muito bem estruturado, que nos traz várias técnicas relacionadas à forma mais espontânea do fazer musical: a improvisação. Conceitos como “blues”, sobreposição, aproximações cromáticas, desenvolvimento de motivos, deslocamento rítmico, duração de frases e outros, são explicados de forma objetiva, com exemplos ilustrativos e bem elaborados.

 

 

 

Interpretação Melódica para Bateria:Elaborado pelo baterista, professor e compositor Carlos Ezequiel. Traz a adaptação sistemática para a bateria  de conceitos típicos de instrumentos melódicos. Execução melódica, associação de timbres, dinâmica, duração, articulação, desenvolvimento melódico e entre outros são abordados de forma a ultrapassar os limites da rítmica e propor uma nova visão melódica para a bateria.

 

 

 

Novo Dicionário de Acordes para Guitarra e Violão:Elaborado pelo guitarrista, professor, compositor e coordenador pedagógico do Souza Lima, Lupa Santiago. Um guia para aprendizado e utilização prática dos acordes em qualquer instrumento e estilo musical. Inicia a partir das tétrades, seguindo com inversões, acrescentando tensões, abordando exemplos dos campos harmônicos maior, menor melódico, diminuto e menor harmônico. Possui 75 páginas.