12/2007 – O Perfil do Gestor e o Êxito da Gestão |
427
post-template-default,single,single-post,postid-427,single-format-standard,edgt-core-1.4,ajax_fade,page_not_loaded,,vigor-ver-3.2, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive
 

12/2007 – O Perfil do Gestor e o Êxito da Gestão

12/2007 – O Perfil do Gestor e o Êxito da Gestão

O Perfil do Gestor e o Êxito da Gestão

Algumas características são indispensáveis àqueles que se propõem a dirigir um estabelecimento de ensino musical segundo o Professor Antonio Mario Cunha.

Como diretor do Souza Lima, supervisiono diretamente todos os departamentos e elaboro metas e conceitos de atuação, sendo assim, um trabalho muito dinâmico e, com certeza, um dos grandes diferenciais do mercado. Hoje, mantemos, além da missão didática, apoios educacionais importantes e necessários para uma educação musical globalizada.

Mas o foco deste artigo é o Gestor de uma Escola de Música e o que há de diferente neste profissional. No meu caso em particular, o sonho, que caminha lado a lado com as metas do empreendimento. Não acredito que exista uma fórmula pronta que assegure êxito àquele que decide transformar sonho em realidade.

Com certeza, o sonho é o fator que motiva, mas pertence a cada indivíduo e a proposta é mostrar caminhos que contribuam para o êxito na gestão.  Seguindo essa linha de abordagem, o gestor de uma escola de música para ter sucesso em sua atividade, necessita fundamentalmente, de iniciativa, flexibilidade, liderança, criatividade, cooperação, disciplina, ética, superação e sobre tudo, formar uma equipe.

A iniciativa pressupõe capacidade para agir no momento adequado, de forma pró-ativa sobre a realidade, apresentando soluções, influenciando acontecimentos e se antecipando às situações.

Flexibilidade é condição indispensável para compreender situações distintas e adaptar esquemas às novas exigências, num processo contínuo de aprendizagem. É uma disposição constante para rever posições e de nunca temer o novo, pois as adversidades existem em qualquer negócio e é preciso estar atento e aberto às mudanças.

Não se lidera isoladamente, mas o líder é um catalisador das energias da equipe e conquista isso no dia a dia, não se impõe, com vistas a atingir ou superar os objetivos organizacionais. Esta postura se traduz em uma relação de parceria com as pessoas, estimulando o crescimento e a auto-realização, dentro de um clima motivador e de elevação moral.

O responsável pela direção da escola deve ser criativo, ter capacidade para conceber soluções práticas, simples, inovadoras, viáveis e adequadas, apresentando contribuições e respostas originais para a resolução de problemas.

Dele se exige capacidade para se manter acessível e disponível à equipe, demonstrando interesse em somar seus esforços ao dos demais, num clima de confiança mútua e visando objetivos coletivos. Para qualquer profissional, é de suma importância o talento, muita seriedade, formação, ética, determinação e disciplina para alcançar a sua proposta seja ela qual for e, em especial, na música. Isso é fundamental!

 “Pode-se viver no mundo uma vida magnífica quando se sabe trabalhar e amar, porém, deve-se trabalhar pelo que se ama e amar aquilo em que se trabalha.” Anônimo

– Seja otimista
– Cultive o bom humor
– Colabore sempre
– Crie momentos mágicos
– Atenção aos detalhes
– Agir prontamente
– Empresa enxuta
– Não fale mal do Brasil.

Auto-estima, sua importância no dia a dia…

Para empreender e ter sucesso deve-se manter a auto-estima em alta. Portanto,
tome atitudes para que isso aconteça e para que seja duradouro o seu sucesso.

Tenha coragem para mudar e assuma isso perante todos com convicção.
Celebre as pequenas e grandes vitórias.
Olhe sempre para frente e para o futuro.
Escute a voz da consciência e reflita sobre isso.
Valorize o silêncio e faça com que ele ecoe na sua mente.
Afaste os invejosos e desconfie dos “muito amigo” e tapas nas costas.
Nunca desanime e não seja negativo…
Tenha alto astral e seja feliz!

Prof. Antonio Mario Cunha
Diretor do Souza Lima Ensino de Musica
Conservatório e Faculdade Internacional