02/2008 – Gestão do Ensino da Música
Fatores Administrativos na Gestão do Ensino da Música (Parte 3)
O Professor Antonio Mário Cunha, diretor do Conservatório e Faculdade Internacional Souza Lima, nos dois artigos anteriores não focou os fatores administrativos, que são indispensáveis ao sucesso de um empreendimento dedicado ao ensino musical.
A credibilidade é a primeira moeda do mercado atual; para conquistar esta moeda devemos ter muita organização e operacionalização, compreendendo desde os serviços básicos necessários à escola até o planejamento das atividades e utilização adequada do espaço e, ainda, a definição de prioridades, retorno imediato aos contatos e acompanhamento de todos os processos educacionais e administrativos.
O Planejamento consiste em definir caminhos e estratégias, para alcançar o objetivo de ser educador e empresário que necessita fazer investimentos, portanto, saiba quando e quanto investir e ainda dentro da administração, as finanças requerem especial atenção, nunca subestime o dinheiro. O lucro está no detalhe e é preciso ser prudente e levar o controle financeiro a sério.
Os problemas devem ser administrados e solucionados em curto tempo, para evitar prejuízos maiores. Tente focar sempre na solução e não nos obstáculos, que devem nos atingir de modo superficial.
Auto-Estima, sua importância no dia a dia
Para empreender e ter sucesso deve-se manter a auto-estima em alta, portanto, tome atitudes para que isso aconteça, para ser duradouro o seu sucesso. Tenha coragem para mudar e assuma isso perante todos com convicção.
Celebre as pequenas e grandes vitórias.
Olhe sempre pra frente e para o futuro.
Escute a voz da consciência e reflita sobre isso.
Valoriza o silêncio e faça com que ele ecoe na sua mente.
Afaste os invejosos ou desconfie dos muitos amigos e tapas nas costas.
Nunca desanime e não seja negativo.
Tenha alto astral e seja feliz.
Prof. Antonio Mario Cunha
Diretor do Souza Lima Ensino de Musica
Conservatório e Faculdade Internacional